quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cultura Chinesa

Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 bilhões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais. Na atualidade, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade.


1. Culinária

Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.


2. Arte



A arte chinesa é marcada bela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da China. A arte em seda também é outro aspecto importante. Os pintores chineses destacam, em suas telas, as belezas naturais da China (paisagens, animais) e aspectos mitológicos.

3. Religião e Filosofia

A filosofia chinesa teve um impacto tremendo na cultura de seu povo, tanto a nível erudito quanto a popular. As raízes da filosofia (e perspectiva religiosa) estão no Confucionismo, Taoísmo e Budismo. No território chinês, podemos encontrar diversas tradições religiosas. A veneração dos antepassados, o islã e outras religiões populares chinesas ombreiam com outras crenças onde se misturam as correntes filosóficas atrás referidas. O Cristianismo, apesar de minoritário devido a características de cunho comunista, também é referência.


4. Música

Os chineses criaram diversos instrumentos musicais, como o sheng, o xiao eo erhu, que se difundiram pelo leste e sudeste asiático. A música chinesa é tocada com a utilização de vários instrumentos, sendo que os mais importantes são: flauta, instrumentos de corda, gongos, tímpanos e pratos.


5. Ciência e Tecnologia



A China se destaca ainda por suas contribuições científicas como: a invenção da bússola, do papel, da pólvora, do estribo, da impressão, entre outras.




Um comentário:

Unknown disse...

ow mais o sushi eh Japonês e ñ chinês....