terça-feira, 26 de agosto de 2008

Organização do Espaço Chinês

Nas últimas décadas, a China vem emergindo no cenário econômico e geopolítico mundial como uma grande potência, ameaçando a hegemonia de países como os Estados Unidos e o Japão e de blocos econômicos como a União Européia. O crescimento da China está pautado no estabelecimento de uma economia socialista de mercado, que promove rápido desenvolvimento industrial, inchaço dos grandes centros urbanos e aumento dos níveis de poluição. Esse processo tem provocado profundas transformações no espaço geográfico chinês, tanto nas grandes cidades, como no campo.


Economia Exportadora e consequências

A China é a maior produtora de algodão, com o equivalente a 23% do total em 2005/06, e também a maior importadora, em virtude da insuficiência de sua produção frente a crescente demanda pela fibra. Essa característica é intensificada neste ano dada a redução de 9,7% na quantidade produzida, estimada em 5,7 milhões de toneladas.

Figura 1 – Produção mundial de algodão, China e outros países, 2003/04 a 2005/06 A China é a maior exportadora de têxteis e de vestuário, responsável por 17% e por 24%, respectivamente, dos valores das exportações globais, em 2004, conforme a Organização Mundial do Comércio (OMC). No ano de 2000, as exportações chinesas correspondiam a 10% do total transacionado de têxteis e a 18% do de vestuário. Assim, depreende-se que o país ampliou suas parcelas de mercado nesses produtos.

Presença da Agricultura no solo Chinês


60% da população se dedica à agricultura, que visa o atendimento do mercado interno: trigo, milho, arroz e cereais. As produções destinadas à indústria são: algodão, tabaco, cana-de açúcar, chá e amoreira. As principais regiões agrícolas estão em sua porção oriental (nas planícies e regiões banhadas pelos rios).


Minérios

A China é um país rico em recursos minerais e energéticos: ferro, manganês, tungstênio,estanho, carvão mineral e petróleo.






PIB Chinês

O crescimento em 2003 e 2004 foi em média 16% superior ao que vinha sido divulgado anteriormente, o que fez com que o PIB de 2004 fosse reavaliado em 1,9 trilhão de dólares, cerca de 285 bilhões a mais do que havia sido divulgado anteriormente.
Em 2005 saltou para 2,3 trilhões de dólares superando de uma única vez a França e a Inglaterra por esse motivo espera-se que Estados Unidos e União Européia pressionem o governo de Pequim a valorizar o Yuan, a moeda chinesa.




Impactos ambientais


O espantoso crescimento do país, por vários anos, usando recursos locais e mundiais em quantidades alarmantes, encurtou o espaço de tempo em que a agressão continuada ao ambiente se volta contra o desenvolvimento.

A poluição do ar, da água e de resíduos sólidos teve um custo econômico para a China de US$ 61 bilhões, em 2004, correspondendo a 3% do PIB chinês.
Nas áreas urbanas, 400 milhões respiram ar “pesadamente poluído”, mais de duas vezes a população brasileira, e 15 milhões sofrem de doenças respiratórias causadas pela poluição ambiental.
A maior ameaça atual para o desenvolvimento continuado da economia e da sociedade chinesa e para a segurança econômica do país é a escassez de energia.

Nenhum comentário: