sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Produtos "Made in China"

A partir de 1978, a China iniciou uma série de reformas, que se caracterizaram por fartos subsídios estatais,importações ambundantes de fábricas montadoras, atração de investimentos estrangeiros e exportação de produtos de baixo custo. Em virtude da mão-de-obra barata, centenas de empresas estrangeiras foram atraídas para a China, e esta se tornou, sem dúvida, uma potência exportadora.

Com a produção em massa, os preços dos produtos chineses ficaram baratíssimos em relação a outros mercados, dando para o país, uma fantástica competitividade no mercado internacional.
Somente a Alemanha importou, em 2006, mercadorias no valor aproximado de nada menos que 50 bilhões de euros. Uma clara opção pelo rápido e barato. No entanto, a qualidade de muitos desses produtos se mostra ruim ou acaba-se descobrindo que eles são produzidos em fábricas que ignoram padrões ambientais ou regras trabalhistas.

São inúmeros os tipos de produtos vindos da China, desde eletrônicos à brinquedos infantis. O que a indústria chinesa faz é uma "imitação" dos itens e marcas existentes no mercado. Os pincipais setores desse meio são: seção de elétrico e eletônicos (como citado acima), têxtil, de construção, automotivo, de produtos químicos, etc.

Nenhum comentário: